Em 1962, após uma série de vitórias consecutivas no Campeonato Europeu, o treinador Béla Guttmann abandonou o time de futebol português, Benfica. Entretanto, Guttman teria amaldiçoado o clube ao partir porque e betano demanda de aumento de salário foi recusada.
Guttmann, que trouxe dois títulos do Campeonato Europeu para o Benfica em e betano 1961 e 1962, jurou que "em centenas de anos, o Benfica não voltaria a ser campeão europeu". Desde então, o Sporting disputou oito finais europeias e não conseguiu vencer ainda.
Guttmann foi um treinador de futebol extremamente bem-sucedido, trouxeram uma série de vitórias memoráveis para o Benfica. No entanto, afirmou que "o Benfica está bem servido agora e não precisa de mim". Estas palavras teriam precipitado o início de uma sucessão de derrotas que transformar-se-iam em e betano lenda nas décadas seguintes.
Desde então, o clube de Lisboa nunca mais conseguiu erguer um troféu europeu. O que Guttmann profetizou em e betano uma entrevista em e betano 1963 começou a encarnar-se na história do time, com um percurso repleto de sofrimento e derrotas.
Para compreender melhor esta maldição, vejamos suas principais partes:
- "Não em e betano centenas de anos..."- pronunciou o técnico nos idos de 1962 para os dirigentes do clube português. Esta maldição se figeou no imaginário popular e, atualmente, constitui um dos assuntos mais comentados quando se discute o Benfica.
- O pedido de Guttmann- pediu um aumento salarial para continuar no clube, que lhe havia oferecido um contrato de apenas um ano em e betano 1962. Foi demitido em e betano maio do ano seguinte, depois do time perder a semifinal da Liga dos Campeões contra o Milan.
- Uma série de derrotas- o Benfica tem perdido diversas decisões importantes européias para clubes que estavam em e betano situação de racha técnica ou financeira na ocasião.
- A maldição transpõe as fronteiras- este fato deixa alguns questionando se a maldição é exclusiva da arena esportiva ou se ela ultrapassa o futebol de elite europeu.
A "maldição Guttmann" (como algumas pessoas gostam de chamá-la) passou a envolver o principal clube de Lisboa há mais de 50 anos. A façanha certamente vem elevando o interesse da midia brasileira na pesquisa sobre este assunto, tornando-o um assunto cada vez mais viral nestas terras cariocas.